quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Os Adventistas e os Selos Postais




Fazendo uma pesquisa pela internet, encontramos selos de diversos países que homenageiam a Igreja Adventista do Sétimo Dia ou alguma instituição adventista.

Mais abaixo vamos poder conhecer alguns selos, lançados em diversos países, com este tema. Mas, infelizmente, no Brasil temos apenas um único selo homenageando a Casa Publicadora Brasileira sendo que este selo, ao ser lançado, nem tinha valor comercial, ou seja, não se tratava de um selo de série dos Correios, pois precisava estar junto a outro selo para ter valor (pagando a postagem).

Impressiona que tenhamos há décadas a especialidade de filatelia (desde os antigos manuais MV – Missionários Voluntários) até os atuais manuais do Clube de Desbravadores e não tenhamos buscado promover a criação de selos em nosso país com referência aos serviços prestados pela Igreja Adventista.

Não encontrei, em todo o mundo, algum selo postal que homenageasse o Clube de Desbravadores e também não achei nenhum com referência a Ellen G. White.

Seguem os selos que encontrei:

Brasil – O selo comemorativo da CPB (notar que não há valor comercial, sendo necessário ser comprado em conjunto com outro selo comprovando o pagamento da postagem):

  
Filipinas – Selo comemorativo ao centenário da Igreja Adventista do Sétimo Dia no país:



Chile – Quadra de selos comemorativos do centenário da Universidade Adventista do Chile:



República Quiribati (um país da polinésia) – Série de selos das igrejas cristãs do país, contendo uma Igreja Adventista do Sétimo Dia:



Reino de Tonga (outro país da polinésia) – Par de selos com referência à Bíblia e à IASD:



Malaui – Selo de um templo adventista no país:



Madagascar (Malagasy em uma das línguas locais) – Selo de um templo da IASD no país:



Estados Unidos – Dois selos. De um templo e de um colégio:



Ilhas Pitcairn (uma das colônias britânicas, ligada fortemente à história da Igreja Adventista) – Diversos selos que homenageiam o centenário da IASD no país e contam um pouco da história do país (pretendo fazer uma postagem sobre a história de Pitcairn, mas por agora, você pode pesquisar na internet e tenho certeza que vai achar muito interessante):



Uruguai – Selo comemorativo do centenário da IASD no país:



Canadá – Selo em inglês e francês (as duas línguas oficiais deste país) referente à IASD:



Rússia – Mais um selo referente à IASD:




Acredito que devem existir vários outros selos pelo mundo, pois alguns países, como os da polinésia e também a Rússia, não são países com um número expressivo de cristãos e com uma população adventista relativamente pequena.

Impressiona mais ainda pensar que o Brasil é o país com o maior número de adventistas no mundo (maior até mesmo que os EUA, país onde foi fundada a IASD).

Temos, portanto, um desafio: Atuar decididamente para termos selos com referências à IASD no Brasil.

Vamos pensar em alguns possíveis selos:

Para 2014 – Selo referente ao Campori Sul-Americano do Clube de Desbravadores (já fiz meu pedido para este selo no site dos Correios).

Para 2015 – Selo comemorativo dos 120 anos da IASD no Brasil (a primeira igreja foi fundada em 1895 na cidade de Gaspar Alto).

Para 2016 – Selo comemorativo dos 120 anos da Educação Adventista no Brasil (o primeiro colégio adventista foi fundado em 1896 em Curitiba).

Para 2017 – Selo comemorativo dos 190 anos de nascimento de Ellen G. White, fundadora da IASD mundial. Comemoração dos 70 anos do Hospital Adventista do Pênfigo (Mato Grosso do Sul) – Hospital que trata gratuitamente a doença de pênfigo (ou fogo selvagem).

Para 2019 – Selo comemorativo dos 60 anos do Clube de Desbravadores no Brasil.

Para 2020 – Selo comemorativo dos 120 anos das Publicações Adventistas do Sétimo Dia no Brasil / Aniversário de 120 Anos da Casa Publicadora Brasileira.

Para 2021 – Selo comemorativo dos 90 anos das Lanchas Médico-Missionárias Adventistas no Rio Amazonas e Afluentes (em 1931, no vasto Amazonas, a lancha médico-missionária Luzeiro I, pilotada pelo pastor Leo B. Halliwell, inicia grande trabalho filantrópico na região).

Para 2023 – Selo comemorativo dos 80 anos do programa “A Voz da Profecia” (em 1943 o programa A Voz da Profecia começa a ser irradiado através de 17 emissoras, sob a direção do pastor Roberto Rabello)

Além disso, em anos que tivermos programas especiais, de grande abrangência nacional, podemos solicitar o selo, assim como solicitado para o campori de 2014.

Lembrando que todos os pedidos para compor o quadro de selos de um determinado ano, devem ser feitos até o mês de junho do ano anterior.

Vamos nos dedicar, vamos divulgar, vamos levar a mensagem do advento de todas as formas possíveis, mostrando a força do povo de Deus nesta terra.

Sempre avante!

2 comentários:

  1. No site do correio faz o pedido do selo, mas em qual opção?
    Me responda por email.
    wesley.adv.rodrigues@outlook.com

    ResponderExcluir
  2. No site do correio faz o pedido do selo, mas em qual opção?
    Me responda por email.
    wesley.adv.rodrigues@outlook.com

    ResponderExcluir