sábado, 16 de fevereiro de 2013

Como Organizar e Realizar Cerimônias de Abertura e Encerramento de Eventos




Já comentamos sobre o planejamento e realização de um evento. Agora queremos nos dedicar aos cerimoniais de Abertura e Encerramento de eventos.

Cabem aos organizadores do evento planejar todas as etapas do evento, dando a devida atenção a estes dois momentos (Abertura e Encerramento).

Exemplificando, um evento pode ser de curta duração, como um culto especial de domingo à noite ou as comemorações do Dia Mundial dos Desbravadores (ou Aventureiros). Nestes casos de eventos de curta duração, tanto a abertura quanto o encerramento devem ser curtos (especialmente o encerramento). Não queremos dizer com isso que sejam desnecessários uma abertura e um encerramento, pelo contrário. Uma abertura bem feita, de impacto, fará a atenção dos participantes se focar no evento e trará expectativas sobre a continuação da programação; e para fechar com chave de ouro, um emocionante e rápido encerramento.

Para um evento mais longo cabe uma cerimônia de abertura mais completa e demorada. Da mesma forma o encerramento pode ser mais abrangente, com agradecimentos especiais e oportunidade para mais pessoas expressarem a satisfação da realização do evento.

Pelos exemplos dados, podemos perceber que as cerimônias de Abertura e Encerramento devem ser condizentes com o programa, ou seja, um evento curto deverá ter uma abertura e um encerramento rápido. Um evento de público pequeno terá uma abertura e um encerramento dirigido por um pequeno grupo. Um programa muito formal deverá ter cerimônias de abertura e encerramento repletas de formalidade. E assim por diante.



Cerimoniais de Abertura e Encerramento:

Vamos considerar vários aspectos agora, contudo, no planejamento de seu evento, avalie o que se aplica e o que não será necessário. Ok?

- Mestre de Cerimônia (ou Cerimonialista) – É o responsável pelas boas vindas e apresentação dos participantes especiais. Deve ter um roteiro escrito e segui-lo ao longo da programação. É quem dita o andamento das cerimônias.

- Discursos de Abertura e Encerramento – O próprio Cerimonialista pode discursar ou outras pessoas convidadas, lembrando que tudo deverá ser combinado com antecedência, pois ninguém deverá ser pego de surpresa sendo convidado a ir à frente e discursar. Em caso de autoridades presentes virem a discursar, deve-se colocar em ordem crescente de hierarquia, assim a maior autoridade presente deverá discursar por último.

- Bandeiras – pode-se programar um hasteamento ou entrada de bandeiras. Vale lembrar que a bandeira nacional deverá ter destaque entre todas as outras. Apesar de não colocarmos aqui, devemos levar em consideração todas as regras cívicas quanto à bandeira (centralidade, meio mastro em caso de luto nacional, etc).

- Hinos Cívicos – Em conjunto com as bandeiras, os hinos cívicos são muito representativos em cerimoniais. Pode-se cantar o Hino Nacional na abertura do evento e o hino local (município ou estado, por exemplo) no encerramento. Em caso de se cantar hinos de outros países, deve-se fazê-lo em ordem alfabética para os países estrangeiros, sendo executado por último o hino do país anfitrião.



- Premiação – Sempre nos encerramentos, podendo ser acompanhada dos hinos nacionais dos países correspondentes aos vitoriosos nas competições. Neste caso a execução segue a ordem de classificação e não se aplica a regra de hino do país anfitrião por último.

- Agradecimentos e Homenagens – Momento a ser realizado durante o encerramento e feito pelo Mestre de Cerimônias.

- Nossas Características – Bem, já colocamos alguns detalhes gerais sobre cerimoniais de abertura e encerramento, mas não podemos nos esquecer de nossas características mais marcantes, como nossos uniformes, sistema de unidades, ideais e insígnias. Temos que utilizar o que nos marca “sem moderação”!

Em conjunto com tudo o que já foi discriminado, devemos pensar com criatividade, buscar algo inovador e bonito, em conformidade com as nossas características, o que nos distingue.

Música – Acompanhamento musical (instrumental e nossos cânticos).

Pioneirias (móveis de campanha) – Mastros para as bandeiras feitos em pioneiria, púlpito feito de pioneiria.

Ordem Unida – Podemos ter uma apresentação de um belo pelotão de evoluções.

Luzes e fogo – Podemos utilizar tochas, fogo de conselho, até mesmo lanternas se o local não for adequado para chamas.

Coragem! Ânimo! Agora é hora de planejar e realizar. Só não se esqueça de tirar muitas fotos e mandar para que coloquemos aqui em nosso blog.

Sempre avante!

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