sábado, 23 de fevereiro de 2013

Fósseis de Verdade!


Aqui em nosso país, é proibida a retirada de fósseis de forma particular.

Fazendo uma rápida pesquisa encontrei:
“O fóssil, como bem da União, e sem a autorização legal do D.N.P.M. para sua exploração por particulares, não é, por conseguinte, um bem negociável. Assim, todos os que fazem a retirada de fósseis ou que os adquirem, transportam ou comercializam, incorrem em crime contra a ordem econômica (definido pelo Artigo 2º, parágrafo 1º, da Lei 8.176).”

Portanto, se a especialidade de fósseis continuar a exigir uma coleção de fósseis de verdade, só teremos duas soluções possíveis:

1-      Podemos solicitar autorização para adquirir fósseis nacionais, mas isso não deve ser fácil (questões legais, CNPJ da igreja ou clube e assim por diante).

2-      A outra opção é importarmos, já que a legislação não permite a aquisição de fósseis retirados do território nacional.



Para comprar fósseis de outros países, o custo não deverá ser muito baixo. Fazendo uma pesquisa no site mercadolivre.com, com as palavras “fóssil, fosseis, petrificado, resina ou âmbar”, pode-se comprar cada espécime por R$ 30,00 a 100,00. Com isso, podemos ter uma ideia de quanto custaria uma coleção de 10 fósseis diferentes (um mimo de uns R$ 600,00).

Sempre avante!

Um comentário: