quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Campori de Colecionismo ou Campori de Museus




Já propomos em outro tópico ideias para feiras de especialidades e classes e agora gostaríamos de propor a realização de um campori de colecionismo ou campori de museus.

Por que organizar um campori de colecionismo ou de museus?

Um bom motivo é que várias especialidades e classes pedem que façamos coleções, então, por que não incentivamos a crescer estas coleções nos clubes? Estas coleções podem trazer valor para o funcionamento, crescimento e divulgação tanto do clube quanto da igreja e, consequentemente, podem ser um auxílio em levar o evangelho ao mundo.

Creio que vamos concordar que um clube que tenha um belo museu temático (afinal, o que é um museu senão uma grande e bela coleção?) tem grandes chances de se tornar mais atrativo a potenciais membros tanto na igreja local quanto na comunidade.

O programa do clube busca o desenvolvimento integral de cada juvenil e as atividades de coleção são ótimas para auxiliar no desenvolvimento intelectual e social, além de proporcionarem grandes chances de contato com a Criação de Deus, reconhecendo nEle não apenas nosso criador, mas também nosso salvador.

Sugestões de Tema para um Campori de Colecionismo:

O tema do campori poderá conter as seguintes palavras: “tesouro”, “galardão”, “herança” e outras palavras que lembrem prêmio ou recompensa por algo de excepcional realizado ou algo de grande valor.

Exemplos: “Tesouros do Céu”; “Herdeiros do Rei”; “Guardião do Tesouro”; “Herança do Senhor”; “Supremo Galardão”, “Tesouro dos Sábios”; etc.

Algumas passagens bíblicas que podem ser utilizadas em conjunto com o tema, e devem gerar concursos e outras atividades durante o campori, são: os provérbios de Salomão; o bom combate de Paulo; as características da suprema recompensa que é a Cidade Santa (as pedras dos muros, por exemplo); e assim por diante.

Com base nessas passagens e na “história tema”, devem-se propor jogos, concursos e atividades durante o evento.




Museu – Foco em Colecionismo:

Como a ideia é ter um campori de colecionismo, a apresentação de uma coleção deve ser responsável pela mais alta pontuação do evento e os clubes que cumprirem bem os requisitos desse tópico devem ser devidamente recompensados.

A seguir gostaria de propor ideias para Museus (as apresentações de colecionismo):

1 – Durante o Campori

- Cada clube terá reservada uma área onde deverá montar seu acampamento e o seu “museu” (o local específico para apresentação da coleção) ou então áreas reservadas para cada uma das coisas, sendo que a ideia de que cada área de acampamento tenha seu próprio espaço para o museu facilita que cada clube cuide de seus “tesouros” (e algumas coleções podem realmente ter alto valor comercial).

- Cada museu deverá ser avaliado por pessoas competentes, escolhidas pela direção do evento. Sendo que uma ficha com os requisitos de avaliação deverá ser divulgada aos clubes com antecedência de forma que se preparem adequadamente para o campori. Ideal, também, que alguém da diretoria do clube rubrique a ficha após preenchimento, tomando conhecimento das notas dadas para cada requisito.

- O museu deverá estar organizado, com os itens bem dispostos, devidamente identificados e cartazes e faixas podem ser colocados com explicações sobre os itens da coleção. Além do museu em si, pode-se ter também uma lojinha para venda de produtos relacionados ao museu, urna para sorteio, mesa de trocas (inclusive, para o campori, a mesa de trocas pode ser um requisito valendo pontos) e muito mais.




2 – Antes do Campori

Ideal que a organização solicite requisitos a serem cumpridos antes do campori, sendo alguns sugeridos abaixo:

- Obviamente, a mais importante atividade a fazer antes do campori é montar adequadamente a coleção. Caso esta coleção se relacione com alguma especialidade, é ideal também que o clube conclua a especialidade.

- Realização ou participação em algum evento onde o “museu” do clube foi utilizado para ensinamento espiritual ou evangelismo. Pode ser numa feira local da cidade ou uma feira organizada pelo clube, pode ser um sermão especial evangelístico ou um culto jovem, entre outras atividades que podem ser planejadas pelo clube.

- Preparar um Site, Blog ou Perfil no Facebook, ou incluir no site já existente do clube, informações e fotos sobre a coleção, como: a coleção sendo preparada, a utilidade da coleção e informações sobre ela, fotos do evento organizado pelo clube para apresentação da coleção ou museu do clube.

- Um requisito interessante é que o museu do clube, o evento realizado ou a atividade de angariar amostras para museu seja algo que apareça na mídia, podendo ser um jornal local, uma reportagem de TV ou de rádio. Importante que o clube saiba que deverá comprar o ocorrido.

Sugestões de Museus e Coleções:

Cada clube deveria buscar ter um museu com os troféus, estandartes, flâmulas e medalhas ganhas em eventos. Mas, com certeza, esse museu se tornará muito mais atrativo a outras pessoas fora do clube se tiver uma característica temática além das conquistas do clube. Para isto, basta criar um museu temático.

Este museu temático pode se relacionar a especialidades e classes, história local ou da igreja, podendo ser um museu geológico, botânico, ou qualquer outro tema que o clube considerar interessante e relevante para o objetivo do clube de salvar do pecado e guiar no serviço.

E, lógico, o acervo de um museu temático, nada mais é senão uma coleção bem feita e bem identificada.

Importante ressaltar que uma bonita e bem organizada coleção temática será muito admirada e terá mais valor que diversas pequenas e simples coleções de variados temas. Então, seria ideal que cada clube cultivasse uma única coleção especial (se tornando uma tradição do clube) e fizesse coleções simplificadas para cumprimento de outras especialidades e classes.

Uma boa ideia para escolher uma coleção adequada pode estar no próprio nome do clube, pois um clube cujo nome é “Rocha dos Séculos” com certeza será muito admirado por ter uma bela coleção geológica, assim como uma coleção de conquiliologia (conchas) vai encaixar muito bem com um clube cujo nome seja “Pérola Real”. Entendido?

Seguem algumas sugestões de coleções que podem ser montadas para criação do museu do clube e apresentação durante o campori:

- Geologia ou Mineralogia (coleções de areias e solos, rochas e minerais, cristas e pedras preciosas ou semipreciosas, podem também ter meteoritos ou fósseis);

- Fósseis (coleção somente de fósseis, podendo ter conchas fossilizadas, insetos em âmbar, entre outros);

- Filatelia (coleção de selos e outros produtos postais, exceto os cartões postais);

- Cartofilia (Coleção de cartões postais);

- Telecartofilia (de cartões telefônicos);

- Numismática (principalmente moedas, mas também medalhas e fichas metálicas);

- Notafilia (coleção de papel dinheiro, as cédulas ou notas monetárias);

- Biblioteca (coleção de livros e também de revistas e outros impressos);

- Botânica (com exemplares de folhas e flores secas ou somente de sementes – a sementeca ou espermoteca);

- Entomologia (coleção de insetos, podendo ser uma coleção geral ou específica, como somente de borboletas, por exemplo);

- Zoologia (animais empalhados, animais conservados em líquido, fósseis de animais, esqueletos, chifres, penas, ovos, dentes, peles de animais, entre outros, podendo ser temático ou mais abrangente);

- Conquiliologia ou Malacologia (a coleção de conchas, podendo ter conchas fossilizadas ou moluscos conservados em líquido);

- Histórica (coleções relacionadas com a história de um local ou grupo – a cidade do clube ou a igreja adventista no Brasil, por exemplo – contendo documentos, pinturas, fotos antigas, artesanato e trajes de época, entre outros).

- Modelismo ou Miniaturismo (são as coleções de modelos em escala reduzida, tais como: Ferromodelismo ou Ferreomodelismo – trens e vagões; Automodelismo – automóveis; Aeromodelismo – aviões; Helimodelismo – helicópteros; Nautimodelismo – embarcações e navios; Missilismo ou Missilmodelismo – mísseis e foguetes; e Plastimodelismo – miniaturas plásticas de exposição estática).

Estas coleções são algumas das mais comuns e podem formar, cada uma delas, um belo museu. Mas existem outras coleções, com certeza, que podem ser pensadas e criadas pelos clubes. Basta soltar a imaginação e trabalhar para concretizar os sonhos.

Escolhido o tema, é hora de começar a juntar as amostras da coleção. Uma grande fonte de informação é a internet, onde você encontrará muitas dicas sobre os variados tipos de coleção, inclusive podendo adquirir itens diretamente pela internet. Aqui mesmo, em nosso blog, propomos trocas, mas não é impedido que os clubes vendam itens de suas coleções.

Estude bastante com o clube, fazendo apostilas, convidando pessoas experientes para palestras ou visitando museus oficiais. Então monte a estratégia e comece.



Algumas estratégias que podemos sugerir são:

- Peça doações de itens aos membros e outros amigos e conhecidos;
- Para itens naturais, organize caminhadas e viagens focadas em aquisição de amostras.
- Para itens mais caros, bem, o jeito mais fácil e mais oneroso é mesmo comprar, mas vale também enviar cartas a entidades e empresas pedindo doações, obviamente explicando o motivo da solicitação.
- Podem-se dividir as unidades do clube numa gincana interna para conseguir as amostras, inclusive o museu do clube pode ser uma união dos museus das unidades. Como assim? A diretoria pode dividir o tema do museu do clube em temas mais restritos para cada unidade, assim, a união dos museus das unidades, cada um com um tema menos abrangente, forma o grande e mais abrangente museu do clube.

Vamos começar? Fico esperando os comentários sobre o museu do seu clube, ok?

Se quiser, pode me enviar fotos para o email danielnegrini.ml@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário