quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Feira de Classes e / ou Especialidades




Um bom evento que todo o clube pode fazer, ao menos uma vez por ano, e que também pode ser feito por Distrito / Região ou Associação / Missão, é a feira de classes e / ou especialidades.

Programar e realizar uma feira não se trata de algo simples, mas pode ser muito gratificante.

O ideal é programar com muita antecedência, distribuindo tarefas para todos os participantes e colocando prazos de cumprimento dessas tarefas antes do início da feira.

Divida os grupos com as responsabilidades prévias para atendimento às atividades que deseja ter na feira. Exemplo:

- Direção – Um pequeno grupo, ou mesmo uma única pessoa, deve ser responsável por orientar e acompanhar o andamento das atividades do todos os outros grupos ou indivíduos;

- Grupo de Recreação – Atividades Lúdicas e Esportivas (caso o local da feira permita este tipo de atividade);

- Grupos de Oficinas – Estes são os grupos que fazem a feira acontecer. Devem ser bem orientados em todas as atividades preliminares para que tudo esteja pronto em tempo e a feira seja um sucesso. Podem-se dividir os grupos em unidades ou até mesmo em clubes, se for uma feira de Associação, por exemplo;

- Outros Grupos ou Indivíduos Responsáveis – Como Comunicação (divulgação do evento), Publicações (obtenção e / ou impressão de cartazes), entre outros.

A programação deverá ser definida, com antecedência, de forma que seja atrativa ao público. Algumas ideias para a programação:

- Abertura e Encerramento:

Defina os dias e horários de início e término do evento. Tenha convidados especiais para a abertura e para o
encerramento do evento, sendo que podem ser profissionais reconhecidos, alguma figura pública da cidade (prefeito ou algum secretário municipal, por exemplo), artista ou atleta conhecido e por aí em diante. Como todo evento organizado pela Igreja Adventista, tanto a abertura quanto o encerramento devem ser recheados de espiritualidade (hinos, orações e assim por diante). Como se trata de um evento especialmente preparado por e para desbravadores (ou aventureiros) também é importante ter um foco cívico (como hastear bandeiras e cantar Hino Nacional).



- Oficinas:

As especialidades e classes dos desbravadores (e também dos aventureiros) oferecem quase uma infinidade de assuntos para oficinas:

Fósseis (tenha amostras e imagens, explicações sobre os processos de fossilização, etc).

Animais Marinhos e Conchas (com uma coleção de conchas, corais, e outras amostras marinhas como esqueletos de caranguejos, peixes, lagostas, etc. Podem-se oferecer amostras como brindes ou para venda).

Culinária e Nutrição (sempre bom, num evento demorado, ter alimentos e bebidas para oferecer – grátis ou vendendo – então, por que não aproveitar e realizar especialidades relacionadas à alimentação com informações sobre nutrição, receitas como brindes, etc).

Meio Ambiente e Conservação Ambiental (tenha cartazes e folhetos sobre conservação ambiental, apresente os problemas da poluição e assim por diante).

Saúde (diversos assuntos como primeiros socorros, riscos do cigarro e álcool, entre tantos outros).

Botânica (coleções de sementes, folhas e flores, com fichas técnicas e amostras. Podem-se ter trabalhos manuais também, vasos de flores e cactos para venda ou sorteio e assim por diante).

Rochas e Minerais (coleções de amostras variadas e identificadas, trabalhos manuais com pedras, entre outras coisas. Pode-se apresentar cartazes que mostrem as camadas da terra, como funciona um vulcão, terremotos, e muito mais).

Selos, Moedas e Notas (apresentar as coleções, um pouco de história dos países relacionados nas amostras, técnicas de coleção, curiosidades e assim por diante).

Arte de Acampar (podemos apresentar nós e amarras, móveis de campanha, etc. Quadros de nós podem ser oferecidos em venda ou para sorteio, pequenos cartões com nós colados explicando o nome de cada nó e o uso deles; podem ser dados como brindes e assim por diante).

Animais (temos diversas especialidades sobre animais e podemos apresentar curiosidades sobre eles, pode-se ter animais vivos para serem conhecidos pelo público, informações em cartazes e folhetos sobre cuidados com animais e assim por diante).

Trabalhos Manuais (sabonetes artesanais, dobraduras e origamis, artesanatos diversos e muito mais. Tudo pode ser apresentado e oferecido para venda, brindes ou sorteios).



Importante relembrar princípios básicos para um evento de sucesso:

0 – Oração Permanente (prioridade “zero”, ok?)
1 – Planejamento Consistente (é o que mais temos falado até o momento)
2 – Implantação Competente (hora de fazer acontecer, mas tem que orientar e ensinar, para que tudo ocorra bem)
3 – Avaliação Coerente (avaliar e acompanhar, para verificar se vai estar tudo pronto na hora “H”, certo?)
4 – Bênção Presente (é o que os outros chamam de “sorte”)
5 – “Murphy” Ausente (lembra da Lei de Murphy: "Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará", vamos evitar isso, ok?)

Um evento é algo feito para as pessoas e as pessoas gostam de algumas coisas bem específicas, que se você tiver um pouco de bom senso logo vai perceber quais coisas são. Vamos verificar algumas:

a) Pessoas gostam de ganhar coisas... Isso é fato!

Então, faça um evento com brindes, sorteios e prêmios. Brindes baratinhos ou de custo “zero” podem ser dados a todos e não são difíceis de serem conseguidos ou preparados. Trabalhos manuais podem ser sorteados ou serem dados como prêmio em atividades propostas durante o evento.

Podemos entrar em contato com a prefeitura local, com as secretarias municipais, secretarias estaduais, corpo de bombeiros, empresas e ONGs para conseguirmos folhetos de utilidade pública (como prevenção de doenças, conservação ambiental, entre outros). A igreja local também pode ajudar oferecendo revistas e livros, além de folhetos.

Podemos gastar pouco e oferecer brindes bem legais como dobraduras e origamis, saquinhos de chá, amostras de rochas e minerais, amostras de conchas, sementes para serem plantadas em vasos e muitas outras coisas.

Patrocínios podem ser conseguidos para compra de brindes, confecção de camisas, bonés e sacolas para o evento e muito mais.

b) Um lugar agradável é essencial.

Um ambiente limpo, de fácil acesso, com tamanho suficiente, uma estrutura adequada com banheiros, bebedouros é o mínimo para um bom evento. Se o local tiver muitas salas e uma quadra, aí podemos fazer muitas atividades diferentes, inclusive atividades lúdicas e esportivas, além de poder caracterizar as salas conforme as oficinas.

c) Foco nos sentidos... Som e Imagem!

Cada oficina deve ser pensada em ser agradável aos sentidos, com imagens legais, cartazes e amostras reais. O ambiente pode ter música constante, podendo ser montada uma “rádio” do evento, com músicas, recados e informações sobre o evento, além disso, pessoas durante o evento podem ser entrevistadas, dizendo o que estão mais gostando.

Pode-se separar uma sala para ser um “cinema”... Onde filmes e desenhos espirituais e educativos podem ser apresentados. Neste caso, é importante ter um cartaz com a programação e os horários de apresentação para que os participantes do evento possam se programar.

d) Num ambiente dinâmico, a leitura tem que ser rápida e interessante...

Não faça cartazes e folhas com muitos textos. As pessoas estão em um evento dinâmico, com muitas pessoas falando, tirando fotos, paradas em pé ou andando... Então, tenha poucos textos dos mais interessantes, como curiosidades. As pessoas em geral adoram curiosidades, a prova é que todos os anos milhares de livros de curiosidades como o Livro dos Recordes (Guinness Book) são vendidos em todo o mundo. Então, para exemplificar uma especialidade muito técnica, não há necessidade explicar tudo, bastando apresentar dados interessantes, como curiosidades do tipo “você sabia?”.



- Atividades Recreativas:

Já comentamos sobre a possibilidade de, num espaço adequado, termos atividades recreativas (lúdicas e esportivas), mas é preciso lembrar que o evento deve ser agradável para todos, então pense em atividades que não requeiram muito esforço físico ou que o participante tenha que ter uma habilidade muito específica. Podemos pensar, então, em atividades mais mistas, que incluam, além das atividades físicas, tarefas de raciocínio e conhecimentos, como perguntas e respostas e enigmas, ou um jogo de memória, como mesa de objetos que pode ser coberta por um lençol ou lona e a pessoa terá de responder perguntas sobre os objetos após ter olhado durante algum tempo.

Algumas atividades recreativas podem ser livres e sem premiação (brincadeiras livres ou dirigidas), já outras podem ter prêmios. Sobre os prêmios, o mais justo e que agrada ao maior número de pessoas é a premiação por sorte, como sorteios. A sorte é democrática, pois todos têm chances iguais, já atividades físicas ou de perguntas muito difíceis afasta um bom número de participantes e o sucesso do evento fica um pouco comprometido.

Mas você pode misturar sorte com outras atividades, por exemplo: uma “pescaria” numa caixa de areia em que a pessoa pode “pescar” um cartão com um prêmio ou com uma atividade a ser realizada para ganhar o prêmio, podendo cantar um hino ou corinho, ou responder uma pergunta bíblica ou outros tipos de perguntas relacionadas com as atividades da feira entre tantas outras brincadeiras que podem ser idealizadas.

Espero ter ajudado na programação do evento de seu clube. Se tiver mais ideias interessantes, coloque aqui nos comentários, ok?

Se realizar algum evento colocando em prática algumas das ideias aqui apresentadas, também nos conte como foi.

Grande abraço. Sempre avante!

Daniel Negrini (danielnegrini.ml@gmail.com)

Um comentário:

  1. Obrigado por este post, estou fazendo o planejamento do clube e acho que esse evento seria muito bom :)

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