quarta-feira, 28 de novembro de 2012
Avaliação de Museus Temáticos de Clubes
Para um evento de coleções e museus de clubes (ou de unidades) em feiras ou acampamentos, ou até mesmo camporis, uma das atividades a ser realizada é a avaliação do museu. Um evento deste tipo pode ser muito interessante e os participarão ficarão muito felizes em serem avaliados e pontuados, ganhando um prêmio ao final, algo que certamente incentivará ainda mais o crescimento de cada museu.
Sugestões para uma Avaliação:
- Antes do evento, todos os clubes devem ser bem informados sobre os requisitos que serão avaliados, não sendo necessário entrar em muitos detalhes sobre a avaliação, mas sim sobre os requisitos.
- Um formulário de avaliação deverá ser elaborado e todos os avaliadores deverão ser bem treinados quanto à avaliação. Um sistema de pontuação deverá ser preparado em conjunto com este formulário.
- Ideal que sejam chamados avaliadores que conheçam dos assuntos abordados, podendo ocorrer mais de uma avaliação e tirando uma média de pontos, ou apenas uma avaliação, mas neste caso seria interessante que os avaliadores visitassem os museus em dupla.
Sistema de Pontuação:
Pode-se pensar em diversos sistemas de pontuação e gostaria de apresentar algumas ideias para ajudar.
Primeiro vamos pensar na pontuação por item avaliado. Neste caso, pode-se montar uma tabela de pontos cujos números tenham significado. Por exemplo:
Uma escala de 0 a 10 ou de 0 a 5, onde “zero” seria a ausência do item para avaliação (o clube não cumpriu o requisito) e o número mais alto seria a excelência no cumprimento do requisito, sendo que os números intermediários refletiriam níveis de atendimento do requisito como os conceitos de “insuficiente”, “razoável” ou “bom”.
Exemplo de pontuação por requisito:
0 – Ausente. Requisito não atendido.
1 – Insuficiente. Requisito parcialmente atendido.
2 – Razoável. Requisito atendido no mínimo necessário, com apresentação, organização e aparência não adequadas ou não agradáveis.
3 – Bom. Requisito plenamente atendido, com apresentação simples.
4 – Ótimo. Requisito totalmente atendido e com bela apresentação.
5 – Excelente. Requisito atendido além das expectativas, com ótima aparência e organização.
Neste caso de pontuação acima, pode-se desconsiderar as pontuações 2 e 4, assim teríamos as notas apenas para: “ausente”, “insuficiente”, “bom” e “excelente”.
A partir dessa escala por requisito, podemos montar uma escala de pontuação geral com as seguintes classes:
Ouro – Equivalente a 75% de itens com pontuação mais alta até o total de pontos possíveis (100% de aproveitamento).
Digamos que o formulário tenha 12 requisitos de avaliação, então, será considerada categoria Ouro o museu que adquirir de 45 a 60 pontos (equivalente a 75% dos requisitos que é 9, vezes 5 equivalente a “excelente” dá 45; até 60 que é o total de 12 itens vezes a pontuação máxima).
Prata – Equivalente ao mínimo de 50% de requisitos com pontuação mais alta até o limite mínimo da categoria Ouro.
Considerando o exemplo anterior de 12 requisitos totais, a pontuação mínima para categoria Prata seria de 30 pontos (equivalente a 50% dos requisitos, ou seja, 6 itens vezes 5 que é a pontuação máxima).
Bronze – Equivalente ao mínimo de 25% de requisitos com pontuação mais alta até o limite da categoria Prata.
Ainda considerando o exemplo já utilizado de 12 itens totais, a pontuação mínima para Bronze seria de 15 pontos (25% dos requisitos, que é 3, vezes a pontuação máxima que é 5).
Insuficiente (sem premiação) – Menor que o mínimo de pontuação para categoria Bronze.
Considerando o exemplo de 12 itens de requisitos de avaliação e também o exemplo anterior de pontuação por requisitos, temos as seguintes categorias:
Ouro – De 45 a 60 pontos.
Prata – De 30 a 44 pontos.
Bronze – De 15 a 29 pontos.
Insuficiente – Abaixo de 15 pontos (sem premiação).
Sugestões para Criação de um Formulário de Avaliação:
1) Tema:___________ Nota:____ (relevância do tema, apresentação do tema, informação do tema com antecedência à organização, etc).
2) Requisitos Prévios (avaliar, durante o evento, se foi realizado antes do evento):
2.1) Propriedade da Coleção – Obrigatório (comprovação de que o museu é propriedade do clube e não um empréstimo para o evento. Pode ser uma carta assinada pelo Pastor local ou algo do tipo. Caso não haja essa comprovação, o museu estará automaticamente desclassificado para critérios de avaliação).
2.2) Site / Blog – Nota:____ (comprovação da existência do site, apresentação no site do museu, utilização em eventos, informações relevantes sobre a coleção, entre outros).
2.3) Evento Espiritual ou Evangelismo – Nota:____ (comprovação de participação do museu em algum evento para ensino espiritual ou evangelístico).
2.4) Citação na Mídia – Nota:____ (comprovação de citação na mídia – jornal, TV, rádio ou internet).
3) Avaliação do Museu durante o Evento:
3.1) Relação Amostra x Tema – Nota:____ (verificar se todos os itens estão em conformidade com o tema da coleção).
3.2) Organização e Estética – Nota:____ (disposição das amostras; facilidade de observação; ordem e organização; conservação e beleza dos itens).
3.2) Quantidade e Variedade – Nota:____ (verificar se há uma quantia adequada de itens e a variedade dos itens).
3.3) Identificação e Informação – Nota:____ (verificar se as amostras estão devidamente identificadas e se há no museu informações úteis e interessantes sobre as amostras).
3.4) Relevância e Aplicação – Nota:____ (utilidade da coleção, se é item de especialidade ou classe, se é educativa, tem aplicações espirituais ou evangelísticas, etc).
3.5) Mesa de Trocas – Nota:____ (verificar se o clube disponibiliza itens adequados com seu tema para troca; se já ocorreram trocas apresentando itens de outros clubes do evento).
5.6) Incentivo aos Visitantes – Nota:____ (brindes, sorteios, apresentações especiais ao público, lojinha de vendas, brincadeiras valendo prêmios, etc).
5.6) Raridade e Preciosidade – Nota:____ (caso o museu tenha algum item raro ou precioso, deverá colocar em evidência e apresentar alguma comprovação, como cópia de tela da internet com venda de um item similar informando um alto valor, a história da aquisição do item, a comprovação documental de algum especialista e assim por diante).
Bem, ficam aqui algumas dicas para organização de eventos interessantes em áreas que não são muito divulgadas nos sites em geral e nos manuais de organização do clube, ou seja, nas áreas de coleção de itens para realização de especialidades e classes e na tradição de se ter um museu do clube.
Espero estar contribuindo para o crescimento dos clubes de desbravadores e aventureiros mediante este site / blog.
Fico à disposição para auxiliar com mais ideias e gostaria muito de receber mensagens de quem tem interesse em implementar algumas das ideias nos seus clubes ou unidades.
Meu correio é danielnegrini.ml@gmail.com.
Abraço e sempre avante!
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